A pintura é a última etapa da transformação que deve ser feita, também, em ambiente controlado. É tão importante como as outras etapas, porém, carrega com ela um peso maior: o peso estético. A beleza final do projeto está diretamente ligada a uma boa pintura de acabamento, assim como a durabilidade dos containers também dependem de uma pintura anticorrosiva de qualidade. Se todas as etapas forem corretas, mas a pintura falhar, o processo como um todo ficará comprometido. Ela, juntamente com todas as fases de preparação de superfície, irá garantir que o aço não sofra corrosão.
A primeira etapa da pintura começa com a lavagem do container. No processo de lavagem serão removidos todos os materiais da superfície que são complicadores para a pintura, como óleos, graxas, poeiras etc. Essa lavagem normalmente é feita com detergente biodegradável, porém, em alguns casos mais severos, são usados produtos químicos. Por isso é muito importante que a lavagem seja feita em uma área apropriada, pois assim não é gerado nenhum dano ao meio ambiente com o descarte incorreto dos resíduos da limpeza.
Após a lavagem o próximo passo é a remoção da corrosão da chapa. Esta remoção é importantíssima e deve ser muito bem feita, pois será um dos pilares para todo sistema de pintura funcionar. Aliado à remoção de corrosão vem a necessidade de se criar rugosidade sobre a chapa do container e assim a pintura aderir de forma adequada. Esta rugosidade e o padrão de remoção de corrosão são comumente sugeridos pelos próprios fabricantes de tintas e normalmente faz-se necessário o uso de ferramentas específicas para se atingir este padrão.
O que seria uma tinta de qualidade?
Quando falamos em tinta de qualidade, falamos em tintas para uso específico e não tintas comuns (vendidas em casas de materiais para construção). Uma tinta de qualidade possui uma capacidade anticorrosiva alta.
Quais seriam estas tintas?
São tintas anticorrosivas, porém existem diversas tintas que oferecem esta garantia. Para o uso especifico em container, dê preferência para tintas usadas na indústria náutica.
O que não se deve usar?
Não devemos usar produtos como: Zarcão, fundo de serralheiro etc. São comumente usados em projetos, até mesmo pela facilidade na compra e manuseio. Realmente este produto é vendido como anticorrosivo, porém não possui qualidade suficiente para uma proteção de longo prazo, isso nos referindo ao fundo para pintura, uma etapa muito importante do processo de pintura. Como tinta de acabamento, observamos o grande uso de esmalte sintético (facilmente encontrados em casas de materiais de construção). Este tipo de tinta também não possui a qualidade que precisamos, ou seja, duradoura. Um bom exemplos são os portões de aço que temos em nossas casas. São pintados com Zarcão como fundo anticorrosivo e esmalte sintético como acabamento. Basta, então, observarmos: quanto tempo dura a pintura desses portões? Qual a resistência dessa pintura? Lembrando que muitas vezes esta pintura sai no simples ato de limpeza do portão com uma lavadora automática.
Discussion about this post